O QUE É EMPREENDEDORISMO DIGITAL?
Empreendedorismo digital consiste em criar negócios na internet e comercializar produtos ou serviços por esse meio. Essa alternativa é bem mais acessível, pois os gastos com espaços físicos costumam ser altos.
Existem diversos exemplos de negócios digitais, como: e-commerces, blog, cursos online, softwares, serviços, dentre diversos outros.
A principal vantagem é justamente a possibilidade de começar com valores baixíssimos. Além disso, o empreendedor pode trabalhar de onde desejar, permitindo uma maior flexibilidade na rotina.
COMO TER UM NEGÓCIO ONLINE?
Ter um negócio online demanda esforço. No entanto, é totalmente possível ser iniciando e administrado por uma única pessoa. Veja abaixo algumas dicas rápidas para começar o seu!
ESCOLHA O NICHO DE ATUAÇÃO
O primeiro passo é escolher seu nicho de atuação. Atualmente, é possível ter uma boa ideia nos mais diversos segmentos, como: dieta e saúde, contabilidade, fotografia, mercado financeiro, dentre outros.
Caso não saiba o que deseja, faça pesquisas para encontrar ideias e se inspirar.
PESQUISE A CONCORRÊNCIA
Pesquise negócios do segmento escolhido para entender o que eles fazem, como se comunicam com o público, a solução que oferecem e em quais canais digitais eles estão presentes.
Veja também quem são as autoridades do seu nicho e descubra o diferencial que fizeram eles se destacarem na internet.
DESCUBRA SEU PÚBLICO
Conheça seu público. Entenda as dores, desejos e o que os motiva a procurar por produtos e serviços no seu nicho. Quanto mais informações encontrar, melhor.
Essa pesquisa é essencial para você entender como deve abordá-los, qual linguagem utilizar e quais são os conteúdos que deverá criar para atraí-los até o seu negócio.
PLANEJE A ESTRUTURA
Depois das pesquisas, o próximo passo é montar sua estrutura. Crie seu blog e pense nas redes sociais que são importantes para a sua estratégia.
Tente utilizar as redes que sua persona frequenta. O ideal é testá-las para ver quais são as que trazem mais resultados. Um canal no YouTube também pode ser efetivo, pois conteúdos em vídeo estão em alta.
FAÇA O PLANEJAMENTO DE CONTEÚDO
Seu negócio online não prosperará sem conteúdo. Atualmente, as empresas devem criar valor para serem encontradas nos mecanismos de busca e atrair a atenção dos usuários.
Crie um calendário e um planejamento, sempre pensando no que realmente importa para o seu público. Os conteúdos não são sobre você, mas sim sobre a sua persona.
E lembre-se: além de estar presente nas redes sociais, não ignore o blog. Será ele que fomentará seu negócio no médio e longo prazo.
PENSE NO QUE DESEJA OFERECER
Lembre que você pode oferecer tanto serviços quanto bens físicos ou digitais. Tendo em vista as diversas possibilidades, pense no que será o seu produto. Pode ser um software, um aplicativo, um curso online, e-books, um e-commerce, consultorias, dentre inúmeras possibilidades.
FORMALIZE SEU NEGÓCIO
Seu negócio online deve ser visto como qualquer outro empreendimento. Por isso, ao criar sua marca, pode ser indicado registrá-la. Além disso, lembre-se de criar um CNPJ e estar atento às regras de recolhimento de impostos, dentre outras preocupações.
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