.  1    ENTENDA O CENÁRIO ATUAL DA EMPRESA

O primeiro passo para delimitar o plano orçamentário de um negócio é realizar um diagnóstico. Ou seja, entender quais ações já estão sendo tomadas em relação ao marketing digital da empresa, quanto elas custam e quais resultados têm trazido.

Isso é importante para que você saiba se vai continuar adotando algumas estratégias ou se recomeçará o planejamento. Uma boa estratégia é acompanhar o desempenho do funil de vendas.

Além disso, o benchmarking também pode ser interessante. Ele diz respeito à análise da concorrência, compreendendo como organizações semelhantes à sua executam suas estratégias de marketing digital.

É importante, ainda, saber quais mídias pagas e quais ações orgânicas estão sendo executadas na companhia. Para otimizar gastos, muitas vezes as empresas optam por estratégias orgânicas, que podem custar medos do que os Ads.

2.      DETERMINE OS PRINCIPAIS OBJETIVOS PARA O PERÍODO

Após entender o exato cenário em que sua companhia se encontra, é hora de delimitar os objetivos de marketing digital a serem atingidos. A ideia nos próximos 12 meses é aumentar a visibilidade da marca? Posicionar o negócio como líder de mercado? Angariar parcerias?

Pode parecer que a meta geral de qualquer empresa sempre é “lucrar mais”. Porém, cada uma das estratégias acima pede por um posicionamento digital diferente.

Sendo assim, é muito importante clarificar as metas de marketing — especialmente para a equipe. Nesse momento, a lei do 70/20/10 pode ser útil.

Ela implica em direcionar 70% do orçamento a canais que já trouxeram resultados positivos, 20% a canais que aparentam ser promissores e 10% às ações de maior risco, mas que prometem resultados grandiosos. Estratégias virais são exemplos disso.

3.      DOCUMENTE E FORMULE O CRONOGRAMA DE AÇÕES

Com os objetivos e cada parte do montante disponível separado, é hora de documentar. Ou seja, de criar o orçamento de marketing digital na prática. Você pode usar ferramentas automatizadas, que agilizam o trabalho e organizam as ideias.

Com esse documento em mãos, será possível reunir a equipe e formular um cronograma de ações. Ele deve indicar claramente os prazos para que cada meta seja batida. Além disso, será responsável por nortear os profissionais de marketing.

4.      MONITORE A EFICIÊNCIA DO ORÇAMENTO

Diferentemente do que muitos pensam, a etapa final da definição orçamentária não é sua documentação. Mas, sim, o monitoramento de seu sucesso.

Ao utilizar métricas como o ROI, valor total de vendas, total de leads gerados e outras, você poderá entender o quão satisfatória foi a montagem do orçamento. Assim, estará preparado para conquistar resultados ainda melhores nas próximas definições.

Como você viu, o orçamento de marketing digital é fundamental para qualquer negócio. Dessa maneira, invista em organizar o de sua empresa, certificando-se de que seus recursos sejam sempre empregados de modo a gerar retornos otimizados