O QUE É TICKET MÉDIO?

O ticket médio é um indicador de desempenho da sua empresa, ou seja, um KPI (Key Performance Indicator). Ele aponta a performance de vendas e permite descobrir o ganho médio em cada negócio concretizado em um intervalo determinado.

Na prática, representa o quanto o seu cliente gastou em cada compra. Por isso, o ticket médio considera a receita total e o número de clientes em um período. Ele aponta, desse modo, o quanto cada cliente investiu em sua empresa, seja pagando por um produto ou serviço.

COMO ELE É CALCULADO?

Como você viu, o ticket médio é um indicador importante, mostrando se as vendas estão bem-sucedidas. Mas, afinal, como calcular esse KPI? A fórmula é a seguinte:

Ticket médio = Faturamento mensal / Quantidade de vendas no mês

O resultado encontrado é o ticket médio mensal, ou seja, quanto cada cliente gastou por compra no mês analisado. Após encontrar esse número, é fundamental analisá-lo de acordo com o seu segmento de mercado.

Afinal, dependendo da sua área de atuação, é esperado um ticket médio de maior ou menor valor. Outro ponto é avaliar o indicador de acordo com os preços dos seus serviços. Analise se o valor se aproxima mais do seu pacote básico de serviços ou do mais completo.

Se o ticket médio for mais próximo do preço menor, pode mostrar que é preciso investir na divulgação dos diferenciais de seus produtos e serviços de maior valor.

Além disso, é possível analisar o ticket médio entre períodos. Assim, se de um mês para o outro houve aumento do indicador, é indicativo de que as vendas performaram bem e que seu faturamento cresceu.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE MENSURAR O INDICADOR?

Até aqui você conferiu a definição de ticket médio e como ele é calculado. Então, é preciso entender qual a importância de acompanhar esse indicador. Ao olhar o ticket médio, é possível descobrir o comportamento do público em relação à sua empresa.

Como você viu, se o ticket médio aumenta de um período para o outro pode ser sinal de que o público está satisfeito com seu produto ou serviço. Já se há redução do indicador, é preciso analisar por que seu consumidor está gastando menos em cada compra.

Além disso, quando seu ticket médio é considerado mediano, pode indicar que é preciso agregar mais valor aos seus produtos, aumentar seu mix de serviços ou ainda investir em ações de marketing mais eficientes.

É essencial, ainda, mensurar se o ticket médio cobre outro indicador: o custo de aquisição por cliente (CAC). Ele se refere ao quanto é gasto para atrair um consumidor. Logo, se você fatura mais do que gasta para prospectar o cliente está tendo uma margem de lucro.

Em contrapartida, se o seu gasto do CAC é maior do que o ticket médio, é preciso repensar as estratégias, pois sua empresa está tendo prejuízos. Pode ser que seu portfólio não está despertando o interesse do público ou o marketing não está eficiente, por exemplo.

O QUE FAZER PARA AUMENTAR O TICKET MÉDIO DA SUA EMPRESA?

Para fazer uma gestão eficiente, visando ao aumento do seu faturamento, é preciso descobrir o ticket médio da sua empresa e buscar estratégias para elevar esse valor. Mas quais ações adotar?